terça-feira, 28 de novembro de 2017

PREFEITO SOFRE ATENTADO AO SER ESFAQUEADO NO PESCOÇO



Prefeito alemão é esfaqueado no pescoço por política pró-imigrantes.

 

Prefeito Andreas Holstein foi apunhalado nesta segunda-feira - Bernd Thissen / AP
ALTENA, Alemanha — O prefeito de Altena, cidade no oeste da Alemanha, foi ferido ao levar uma facada no pescoço de um homem que protestava contra a política pró-refugiados do município. O governo local confirmou o ataque a Andreas Hollstein, na manhã desta terça-feira, e destacou a provável motivação política do crime.
"Os serviços de segurança partem do princípio de que esse ataque tem uma motivação política, dadas as palavras pronunciadas pelo agressor", indicou o ministro-presidente do Estado regional de Renânia do Norte-Westfália, onde aconteceu o ataque, na noite de segunda-feira.
Nesta terça, a chanceler Angela Merkel condenou o ataque contra o prefeito Andreas Hollstein, membro de seu partido conservador, CDU.
"Estou horrorizada com esse ataque a faca", considerou a chanceler, segundo seu porta-voz.
Polícia patrulha área de restaurante em Altena após ataque a prefeito - Markus Kluemper / AP

O prefeito foi ferido no pescoço quando estava na frente de um restaurante kebab. O agressor, de 56 anos, visivelmente alcoolizado, segundo testemunhas, e armado com uma faca de 30 centímetros, perguntou: "Você é o prefeito?". Em seguida, o homem criticou duramente a política de acolhida de imigrantes, de acordo com a imprensa alemã.

O agressor, por fim, apunhalou o prefeito no pescoço e ainda feriu de leve um funcionário do restaurante, que tentava defender Andreas Hollstein.

Com cerca de 18 mil habitantes e com uma generosa política pró-imigrantes, a cidade de Altena acolheu mais refugiados do que lhe cabia, segundo o sistema nacional de distribuição.

Mais de um milhão de solicitantes de asilo chegaram à Alemanha desde 2015, após a decisão de Angela Merkel de abrir as portas do país. A determinação da chanceler dividiu opiniões na Alemanha e resultou um aumento considerável da presença da extrema-direita no Parlamento nas eleições legislativas de setembro.

O caso de Altena relembra agressão parecida contra a prefeita de Colônia, Henriette Reker, em outubro de 2015. Ela foi gravemente ferida por um simpatizante de extrema-direita que denunciava a chegada de solicitantes de asilo à cidade.


 
← ANTERIOR PROXIMA → INICIO

0 comentários:

Postar um comentário