sexta-feira, 20 de abril de 2018

Gestão pública e o “MOVIMENTO DESTRAVA PARÁ”



O Brasil está passando por um processo que chamo de “cirurgia moral” e as pessoas de bem lavam a alma nos muitos e providenciais episódios envolvendo punições sobre o mau uso do que deveria ser considerado sagrado: os recursos públicos. Mexer nessa "cumbuca" é como cutucar um vespeiro. As irregularidades são muitas e diversas - da improbidade administrativa ao jogo escuso de interesses.

Enquanto prefeito de Paragominas/PA durante dois mandatos, tivemos o cuidado de formar um capital social, a cidade mudou não somente sua imagem associada a tantas mazelas, mas o senso crítico de nossa população que passou a acompanhar a administração municipal. Aplicar recursos no que o povo precisa e mostrar onde foram investidos é justificar a confiança que se conquistou ou da qual se é digno. Esse não foi um diferencial mas, uma regra de ouro que infelizmente não é seguida por alguns, por isso com otimismo propagamos como forma de contagiar positivamente outros gestores, pois sabemos que a boa gestão pública precisa enfrentar a corrupção e a má aplicação naquilo que os diversos órgãos de controle social indicam por meio de seus representantes enquanto prioridades, e isso só se faz com responsabilidade e credibilidade.

Ser bom gestor não é só manter as finanças públicas equilibradas, priorizar obras e serviços essenciais, é também estar atento em questões macro como não onerar a população com o peso de tributos reconhecidamente exagerados. Ninguém suporta carregar um fardo cada vez maior de encargos que, em geral, não são revertidos em favor da sociedade.

Em 2016, como deputado estadual, me manifestei de forma contrária, juntamente com outros parlamentares sobre o aumento de impostos no Estado, previsto em projetos do Executivo na Assembleia Legislativa. Depois de vários dias de embates pautados em dados reais onde as proposições eram inadequadas diante de uma crise econômica que se encontrava no auge, provocando recessão e desemprego em massa,

tivemos êxito em nossa posição firme pelo não aumento dos impostos pois, levantamos essa bandeira que contou com o apoio e adesão de muitos colegas deputados já que não é criando ou elevando impostos que vamos vencer crise alguma mas, enxugando despesas, ouvindo a população, estando presente e chamando-a para o debate. Sozinho e sem transparência ninguém faz nada.

Sei que não sonho sozinho em ver se materializar a harmonia entre os três níveis de governo, não como uma interposição hierárquica, mas, uma divisão justa de tarefas, direitos e deveres, de forma que se entendam para aplicar conjuntamente os recursos em favor do cidadão, porque no meio de tantos impostos e cobranças, já não sabemos o que pagamos ao governo federal, estadual e municipal e muito menos de que forma são aplicados.

Entendemos que os interesses públicos devem sempre estar acima dos desejos, necessidades e conveniências de quaisquer esferas de governo. Sabemos que o Pará está travado em sua economia, com números alarmantes, sobretudo na violência e desemprego. Por temos um extraordinário potencial para crescimento em diversas áreas chaves, precisamos apenas dar o rumo apontando para esse “destravamento”, estimulando o crescimento de setores que geram emprego e renda, seja pelo agronegócio, pelas indústrias, na agricultura familiar, etc. Só temos essa solução para enfrentarmos esse grave problema social, precisamos nos unir nesse movimento chamado “DESTRAVA PARÁ”!

Sidney Rosa
Ex-prefeito, deputado
e empresário

← ANTERIOR PROXIMA → INICIO

0 comentários:

Postar um comentário