domingo, 8 de outubro de 2017

" CÍRIO DE NAZARÉ " A MAIOR MANIFESTAÇÃO CATÓLICA DO BRASIL LEVA MAIS 2 MILHÕES DE PESSOAS AS RUAS DE BELÉM DO PARÁ.



Considerada a maior manifestação católica do Brasil e, estando entre as maiores do mundo, essa festa paraense leva milhares de pessoas até Belém todos os anos.
Mesmo não sendo católico, vale a pena conferir de perto as comemorações. Além da religiosidade, o Círio de Nazaré também possui um cunho cultural bastante forte, sendo bem característico da região Norte do país.
 E mais uma vez essa festa acontece,com uma alvorada anunciava o início de mais um Círio de Nazaré neste segundo domingo de outubro (8). Milhões de pessoas lotaram as principais ruas de Belém para louvar a Rainha da Amazônia na edição número 225 de um dos maiores eventos religiosos do mundo. Demonstrações de fé e muitas homenagens marcaram o percurso de 3,6 km, que este ano foi realizado em cinco horas, da Igreja da Sé à Praça Santuário. A procissão concluiu seu percurso às 11h20, quando chegou ao Centro Arquitetônico de Nazaré (CAN). 
 Segundo a Diretoria da Festa de Nazaré, dois fatores podem ter acelerado a procissão. O primeiro deles diz respeito a antecipação das interdições de ruas, que este ano foram feitas ainda no sábado (7). Assim, as ruas não forma ocupadas por veículos e houve mais espaço para a romaria fluir. Outro aspecto apontado pela Diretoria foi o corte antecipado da corda, ocorrido por volta de 9h10, pelos próprios promesseiros, quando a Estação Cinco entravam a avenida Nazaré.
 Início da procissão
Ainda era cedo, 5h, quando milhares de devotos já esperavam a cerimônia que antecede o início da procissão em frente à Igreja da Sé, onde terminou a Trasladação na noite de sábado (7). A missa foi presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira. Cerca de 150 sacerdotes, além de co-celebrantes, participaram da celebração.
O trajeto relembra a história do achado da imagem original de Nossa Senhora de Nazaré, inicia em frente à Catedral de Belém, segue pela Praça do Relógio, avenida Portugal, Boulevard Castilhos França, avenida Presidente Vargas e avenida Nazaré.

A devoção à Nossa Senhora de Nazaré

Com uma devoção forte em Portugal, a crença à Nossa Senhora de Nazaré veio parar no Brasil com a chegada dos nossos colonizadores. Não se sabe se a primeira imagem encontrada em território brasileira foi trazida em alguma embarcação, mas coube ao caboclo Plácido José de Souza que a avistou às margens do igarapé Murutucú, em 1700, o feito de trazê-la para nossa cultura. Já se conhecia um pouco sobre a santa devido o trabalho dos jesuítas, mas a devoção se fortificou ainda mais quando a lenda de que a imagem voltava misteriosamente ao seu lugar de origem se propagou, romeiros de todos os lugares do país chegavam em busca de seus milagres.
Explicando melhor, quando Plácido achou a santa, diz-se que ele a levou para casa, a limpou completamente e a guardou em um altar. Misteriosamente, no dia seguinte, a santa tinha sumido e voltara para o igarapé Murutucú. O episódio se repetiu algumas outras vezes, até que Plácido enviou a imagem para o Palácio do Governo, que autorizou a construção de uma capela no igarapé, para guardar a santinha.

O primeiro Círio de Nazaré

A primeira vez que o Círio de Nazaré ganhou forma foi em 1792. Reconhecendo os diversos milagres atribuídos à Nossa Senhora de Nazaré, o Vaticano autorizou uma grande procissão em sua homenagem, realizada da Catedral da capital até a Basílica de Nossa Senhora de Nazaré. No ano seguinte, a festa entrou para o calendário oficial de Belém, mas ainda não tinha uma data fixa. Foi somente em 1901 que o segundo domingo de outubro tornou-se o mais importante para os romeiros que participavam do Círio.

← ANTERIOR PROXIMA → INICIO

0 comentários:

Postar um comentário