segunda-feira, 12 de fevereiro de 2018

PREFEITO DE JACAREACANGA E PRESIDENTE DA CAMARA VISITAM ALDEIAS MUDURUKUS E PARTICIPAM DA TRADICIONAL FEIRA INDÍGENA



Cumprindo agenda oficial o prefeito Raimundo Batista Santiago, esteve neste sábado (10), visitando as aldeias Munduruku. Três aldeias Munduruku (Aldeias Jacarezinho, Jacaré Velho e Kabá Biboy), receberam a visita do executivo que estava em uma comitiva formada pelo presidente da camara o vereador Acelio Aguiar, acompanhando dos secretários Petrônio Barroso,  Edivaldo Conceição - Gabinete e Agricultura, respectivamente, e mais os assessores, Valdenir Moris Boro, Rose Colares Lima e Nerinho.

Na aldeia Jacarezinho, participou da abertura de reunião da Associação Indígena Kusupsaré, onde fez uma explanação do primeiro ano de governo e as demandas cumpridas em especialmente ao povo indígenas. Associação Indígena que tem como presidente o indígena, Jairo Kurap Munduruku, agradeceu ao gestor, toda a atenção e colaboração que tem dado à associação e toda comunidade indígena. Principalmente no apoio à agricultura familiar indígena, que está recebendo atenção especial  fortalecendo, com os projetos que vem sendo executados pela Secretaria Municipal de Agricultura.

Em seguida foi continuado as visitas para aldeia Jacaré Velho, onde participou da abertura da tradicional Feira Indígena, que também teve como convidado de honra o presidente da Câmara Municipal de vereadores senhor Acelio Aguiar, e a secretaria de Assuntos Indígenas, Maria Leusa Kabá. O prefeito em seu pronunciamento, destacou o momento de tristeza que o povo Munduruku passa, pelo ocorrido (assassinato de uma indígena). Em seguida o prefeito fez uma explanação do atual momento que o governo municipal das conquistas que tem ganhado grande destaque.

O prefeito aproveitou a visita e esteve verificando a escola da aldeia, Nas dependências da escola, o prefeito se comprometeu com o capitão da aldeia que vai solicitar da Secretaria Municipal de Educação, um levantamento preciso da referida escola para que seja atendida em um curto espaço.

Encerrado agenda nas aldeias Munduruku, o prefeito e comitiva, se deslocaram para a aldeia Kabá Biboy, onde foi recebido pelo líder indígena Raimundo Akay Munduruku, que mostrou apoio total a administração municipal, segundo ele um governo que tem se preocupado com a causa indígena, citou as escolas equipadas, casas de farinhas reformadas e equipadas e a infraestruturas de algumas aldeias.


O prefeito encerrou as visitas e agradeceu a receptividade dos moradores da aldeia Kabá Biboy, e disse que está sempre à disposição para atender todas comunidades indígenas.E destacou ainda mais que  esse ano, mais trabalho serão realizados ainda mais em todas as comunidades indígenas, e que não medirá esforços para equipar as escolas indígenas, onde a valorização educacional será umas prioridades. O prefeito informou ainda que, os professores em sua maioria, serão indígenas Munduruku, já que a etnia Munduruku, tem vários profissionais na área de educação, graduado e pronto para lecionar em suas aldeias.



 

← ANTERIOR PROXIMA → INICIO

0 comentários:

Postar um comentário