sexta-feira, 16 de fevereiro de 2018

DENIT/PA & FRATELLO ENGENHARIA DUAS VERGONHAS PRO PAÍS, E SERÁ O PRÓXIMO ESCANDALO DO BRASIL



Placa fixada na entrada da pedreira local que funciona escritório da Fratello Engenharia, Antes pedreira da Três Irmãos em Novo Progresso.Obras realizadas pela “Fratello Engenharia” sob responsabilidade do DNIT/PA, seguem rito da construtora “Três Irmãos”, construtora da pavimentação do trecho de  65 km na rodovia BR 163 no município de Novo Progresso. 
A placa fixada na entrada da pedreira, local onde funciona o escritório da FRATELLO Engenharia( antes pedreira três irmãos)


O contrato do DNIT com a empresa  Três Irmãos venceu em 2017, a empreiteira entrou em recuperação judicial e abriu nova empresa, com os mesmos sócios onde surgiu a  “Fratello Engenharia”, vencedora da licitação de R$ 21 milhões para tapar buraco na rodovia BR 163, trecho no município de Novo Progresso no sudoeste do estado do Pará.

Endenda o caso :DNIT contrata “Fratello” nova empresa para fazer recuperação de trecho da rodovia BR-163 em Novo Progresso

A contratação da Construtora Fratello para execução de obras de  tapa-buracos  na rodovia BR 163 no município de Novo Progresso no estado do Pará, vem gerando desconforto entre as autoridades locais e população, a  empresa descendente da Três Irmãos  venceu o maior lote da licitação e receberá R$ 21 milhões pelos serviços no trecho de 68km.

Reportagem flagra funcionários da empresa 'Fratello Engenharia" jogando terra na em buraco de rodovia BR 163 em Novo Pregresso-PA.
Reportagem flagra funcionários da empresa ‘Fratello Engenharia” jogando terra  para tampar buraco na rodovia BR 163 em Novo Progresso-PA.

A licitação levantou suspeita porque a empresa baixou o preço de R$ 33 milhões para R$ 21 milhões, para vencer  oficialmente  a licitação, desbancando as outras concorrentes com maior condição de realizar serviços de qualidade na rodovia. “Com valor menor a recuperação fica em xeque, de onde vai vir o dinheiro para repor  o custo da obra e cumprir as cláusulas do contrato  para realizar um serviço de qualidade”? 
Indagou o vice-prefeito Gelson Dill (PMDB) , que prometeu encabeçar um movimento para exigir do governo  mais atenção com o dinheiro público gasto na BR 163 no Município de Novo Progresso.
A Três Irmãos iniciou ás obras na rodovia  em 2009 com a promessa de entregar a obra ( asfalto)   em 2012 no trecho de 68 km, somente em 2017  entregou a rodovia tomada por  buracos. O DNIT/PA com sede na cidade de Itaituba-PA é  responsável pela fiscalização da obra e não interferiu nos serviços de péssima qualidade da Três Irmãos – tem lugar que já foi reconstituído por mais de 10 vezes e os buracos permanecem,  dificultando o tráfego na rodovia.  O que encontramos neste trecho mostra que o  “dinheiro público no Pará está  sendo usado para tapar buracos no asfalto da BR-163 com pedra e barro. Não tem terra do progresso que suporte tamanho descaso e incompetência.”
São 10 anos de uma tentativa frustrada de se viabilizar uma rodovia asfaltada na terra na cidade de Novo Progresso”, disse o prefeito Macarrão (PSC) que não concorda com ação da empresa na rodovia.
LICITAÇÃO COM DNIT
Constituída no dia 13 de maio de 2015, a empresa Fratello Engenharia em 2017 herdou o passivo da “Três Irmãos” , ou seja, tipo um golpe já premeditado, sabendo da ação judicial em fim de contrato com a impossibilidade da empresa participar da próxima licitação, se constrói outra com novo CNPJ e com os mesmos sócios [Carlos Eduardo Avalone e Marcelo Avalone], daí surge a “Fratello Engenharia” que aliás fica no mesmo espaço físico que a empreiteira “Três Irmãos Engenharia Ltda”, que entrou com pedido de recuperação judicial e está impedida de participar das licitações.
Fratello Engenharia  é responsável pelo ORÇAMENTO de R$ 21 milhões para serviços de tapa-buracos na rodovia BR 163 no trecho de 68 km em Novo Progresso, construído pela Três Irmãos  com serviço de péssima qualidade e que nunca foi entregue conclusa  ao DNIT do Pará.

Imagem retirada do Portal do DNIT na internet
Imagem retirada do Portal do DNIT na internet
TAPA BURACO
A reportagem do Jornal Folha do Progresso  entrou em contato com a Fratello em Novo Progresso, os responsáveis pela empresa que são os mesmos da ex Três Irmãos alegam serem impedidos de falar, o encarregado “Zé Carlos” disse a reportagem do Jornal Folha do Progresso que os serviços na rodovia seguem em  emergência, que estão fazendo um trabalho paliativo para deixar a rodovia trafegável, que em seguida vai iniciar os serviços de recuperação a este serviço que é paliativo, disse. Ele afirmou que os procedimentos que estão adotando foi orientado pelo fiscal da Superintendência do Pará. Ao checarmos  os anexos disponíveis no sitio eletrônico do DNIT, nossa reportagem  verificou que em nenhum deles existem a previsão de tapa-buracos com pedra e barro. Se não existe essa previsão, porque o fiscal do DNIT está adotando está medida?
Foi observado em outros seguimentos rodoviários, já pavimentados, até as ETCs de Miritituba em Itaituba/PA, que a mesma ação se faz presente, ou seja, na ocorrência de buracos na pista, os mesmos são tapados com aplicação de barro. Se a Fratello foi criada pela cisão da “Três Irmãos” e seus sócios são os mesmos, podemos afirmar que o ‘modus operandi’ desta empresa será o mesmo.
CLÁUSULAS CONTRATUAIS
No Contrato firmado entre DNIT e FRATELLO este serviço “PALIATIVO” com terra não consta, procurado o DNIT de Itaituba/PA, informou para imprensa que ação é deixar a rodovia trafegável de imediato, mas não relatou quem vai pagar pelos serviços.
Observamos para este caso, em específico, onde o valor de referência a ser licitado era de R$ 33.995.457,87 (trinta e três milhões novecentos e noventa e cinco mil quatrocentos e cinqüenta e sete reais e oitenta e sete centavos) a empresa Fratello Engenharia Ltda, foi contemplada com sua proposta de R$ 21.854.500,00 (Vinte um milhões oitocentos e cinqüenta e quatro mil e quinhentos reais). Podemos verificar um desconto de 35,71%. Como regra básica de mercado, existe o prenúncio de que, no sentido de a empresa prestadora de serviço manter minimamente seus ganhos (lucro), a qualidade do serviço correrá sério risco de ser comprometida, uma vez que a empresa somente poderá promover redução nos seus custos com relação a qualidade dos materiais a serem empregados bem como na economia com processos construtivos mais baratos.
E os problemas na BR 163 só aumentando a cada dia mais.
O Motorista Eduardo Bigolo de 47 anos, disse ao Jornal Folha do Progresso que trafega na rodovia a 12 anos, nunca viu no longo da 163 um serviço tão mal feito como este da “Três Irmãos”, aqui é impossível trafegar, no trecho só buraco e lama, a obra é mal sinalizada, a empresa nunca fez um serviço que preste, o asfalto esfarela, eu já sai fora da rodovia duas vezes por falta de um acostamento de qualidade, a gente paga impostos com dificuldade, e o que recebemos do governo, são estas obras mal feitas com empresas corruptas, isto tem que acabar, reclamou.
Termo de compromisso de qualidade dos serviços -Imagem retirada do Portal do DNIT na internet

 ACORDA BRASIL; ALÔ POLICIA
Agora vamos fazer uma analise pra onde está indo toda essa fortuna alguém está sendo beneficiado. 
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