segunda-feira, 30 de julho de 2018
Vizinho de prédio de advogada encontrada morta em Guarapuava diz ter visto uma mulher ameaçando se jogar
Um vizinho do prédio onde morava a advogada Tatiane Spitzner, de 29 anos, em Guarapuava, na região central do Paraná, encontrada morta ápos cair do 4º andar, disse em depoimento à Polícia Civil ter visto uma mulher "com uma das pernas para fora da sacada debruçada sobre o parapeito, ameaçando se jogar".
A testemunha mora em frente ao local e diz ter visto a movimentação no apartamento, por volta das 2h do domingo (22), e que a mulher "desistiu da intenção e retornou para a sacada". Segundo ele, ocorria uma briga entre um casal.
A reportagem teve acesso com exclusividade, nesta segunda-feira (30), aos depoimentos prestados por quatro testemunhas, incluindo um irmão do suspeito Luis Felipe Mainvaler, de 32 anos, marido da vítima.
Ele está preso por suspeita de feminicídio, mas nega as acusações e diz que a mulher se jogou da sacada do apartamento.
Até esta segunda, a polícia ouviu 18 pessoas. Vizinhos do casal que disseram ter ouvido a briga. Ninguém viu o momento que Tatiane caiu da sacada.
Conforme o relato da testemunha, "passado algum tempo, o homem saiu novamente pra casaca e se segurou no parapeito e acenou com a cabeça de forma negativa, parecendo muito nervoso".
Ele diz ter visto o homem entrar novamente no apartamento, "dando a entender que a discussão havia sido encerrada".
Após entrar em casa novamente, o vizinho contou em depoimento que, cerca de cinco ou dez minutos depois, "ouviu um barulho na rua, como se fosse um objeto caindo".
O carro da testemunha, que estava estacionado em frente à casa, impediu a visão para a calçada do prédio, segundo o depoimento. O relato indica que um homem saiu pela portaria do prédio e caminhou em direção à calçada.
Ele diz ter visto o homem colocar as mãos na cabeça e dizer "o que você fez?". O homem conta que saiu de casa, correu em direção a ele e viu a "mulher caída com sangue no chão".
MUNICÍPIO DE AVEIRO EM GREVE E O PREFEITO DO MDB PODE SER AFASTADO E CASSADO A QUALQUER MOMENTO
O município de Aveiro que tem como administrador Vilson Gonçalves do (MDB), recebeu a noticia com naturalidade o informe de greve por parte do sindicato dos trabalhadores da educação, que só voltam as aulas depois recebem os meses em atraso que dois, já chegando aos três meses e progressão que também não foram pagos até o final dessa materia, o prefeito já informou que não tem como pagar e que irá esperar que os professores retomem as aulas normalmente, se não retornarem irá comunicar a justiça que os servidores estão se negando a trabalhar, onde o mesmo irá contratar professores substitutos para que então os alunos não sofram percas do ano letivo.
Muito se comenta no município, que ao retorno dos trabalhos da câmara municipal daquele município, os vereadores irão entrar com um pedido de afastamento do gestor e em seguida com um processo de cassação do mandato mesmo que assumirá sua vice Conce Santiago que tem mantido um bom relacionamento com câmara de vereadores, e por ser morador e filha de Aveiro é uma esperança por parte dos servidores, que alegam que o atual prefeito Vilson Não reside no município e não acompanha as necessidades da população que está sofrendo com administração do prefeito do MDB que já avisou os vereadores, que se tentarem essa manobra todos irão sofrer as consequências pois todos falam que o prefeito quando reuni com o legislativo não falta ameaças ao parlamentares, chegando à haver agressões verbais e físicas.
PRÉ- CANDIDATO AO GOVERNO DO ESTADO MÁRCIO MIRANDA SE APRESENTA EM SANTARÉM EM UMA GRANDE FESTA POPULAR
A cidade de Santarém recebeu o pré candidato Marcio Miranda (DEM),com uma grande festa que contou com presença de varias autoridades políticas da região e de Brasília como o deputado Federal Hélio Leite (DEM), senador Flexa Ribeiro (PSDB), os deputados Hilton Aguiar, dep.Sidney Rosa,depª.Ana Cunha, dep. Olival, Prefeitos Jailson, Raquel Brandão, Trairão, ex- prefeito Alexandre Von, os vereadores Ney Santana, Dadai, ex vereador Paulo gasolina, e uma participação muito grande da população Santarena que aprova o ficha limpa Marcio Miranda pra governador da Pará.
Prefeito de Trairão Jango,Megale, Prefeito de Mojuí do Campos Gilsinho, Márcio Miranda, Raquel Brandão Prefeita de Placas, Ivan Dalmeida presidente de PSDB de Itaituba |
quinta-feira, 26 de julho de 2018
O PARÁ EM BOAS MÃOS.
Aconteceu na tarde de hoje quinta feira (26), em Mojuí do Campos o lançamento da pré candidatura de Marcio Miranda a Governador do Pará, que recebeu apoio do Prefeito Jaílson e de toda a câmara de vereadores e da população que correspondeu com a presença, em uma grande festa para receber Marcio Miranda.
Também estiveram participando a deputada Cilene Couto,deputada Ana Cunha,deputado Olival,deputado Sidney Rosa, Deputado Hélio Leite, senador Flexa Ribeiro, a prefeita de Placas Raquel Brandão,o vereador Ney Santana,o ex prefeito Alexandre Von.
quarta-feira, 25 de julho de 2018
CARRO CAPOTA EM ITAITUBA
Um carro capotou na manhã desta quarta-feira (25) na avenida Marechal Rondon, nas proximidades do Hospital Regional do Tapajós. Segundo informações, o veículo era conduzido por uma mulher que seguia sentido rotatória.
Ao COMTRI a condutora do veículo informou que o reflexo do sol embaçou sua visão e ao retomar já estava subindo a prancha do carro guincho, que está no acostamento da rua, ela ainda tentou frear mas não conseguiu evitar o capotamento.
A vítima foi socorrida e encaminhada para o hospital Municipal de Itaituba apenas com algumas escoriações leves.
OUTRO ACIDENTE EM ITAITUBA
Outro acidente foi registrado na manhã desta quarta, dessa vez na décima terceira rua esquina com travessa 15 de agosto. Segundo informações apuradas, uma motocicleta colidiu contra uma caminhonete após avançar a preferencial.
A vítima foi socorrida e encaminhada ao Hospital Municipal.
fonte plantão 24 horas.
terça-feira, 24 de julho de 2018
Preso homem que ameaçou cortar a cabeça do filho e deixar dentro de um saco plástico
A menor Railane Rodrigues do Nascimento foi vítima do crime
de lesão corporal, juntamente com sua mãe, praticado pelo seu ex
companheiro Manoel Natalino Umbelino de Oliveira, o qual, após as
agressões, fugiu levando seu filho, M.E.R.O., de apenas 01 ano de idade.
A vítima informou ainda que após a subtração do menor, MANOEL passou a
proferir ameaças via telefone, dentre elas a “de matar seu filho e
deixar a cabeça do menor num saco plástico em frente à sua casa”. Desta
feita, a Autoridade Policial Milla Moura representou pela prisão
preventiva do acusado, a qual foi prontamente deferida pelo Exmo Juiz de
Direito, DR Alexandre Rizzi, em razão do cometimento da infração penal
aposta nos artigos 129, parágrafo 9, art.147 do CPB, artigo 7, inciso I
e II da lei 11340/06, artigo 217-A E artigo 148, parágrafo 1, inciso,
todos do CPB.
Como se não bastasse, MANOEL contava com vários antecedentes
policiais/criminais, tais como indiciamentos por infrações aos artigos
121, c/c art 29; art 129 caput, parágrafo 9, c/c art. 7, inciso I da lei
11340/06, art. 157,parágrafo 2. Através de investigações desenvolvidas
pelo NAI SANTARÉM, verificou-se que MANOEL estava se escondendo em
MANAUS, PA em 4 residências diversas. A partir da obtenção de
informações por parte do NAI que MANOEL concretizaria as ameaças de
matar o menor M.E.R.O., , inúmeras diligências foram desenvolvidas,
ininterruptamente, desde a manhã do dia 21.07.2018.
Destarte, desencadeou-se ação conjunta entre o NAI SANTARÉM, através dos
DPCs SILVIO E RAFAEL, IPC BRUNA, DEACA SANTARÉM, através da DELEGADA
MILLA e EPC LIDIANE, e apoio incondicional da equipe de operações da
Secretaria Executiva Adjunta de Inteligência da SSP/AM, através do
Diretor do Departamento de Inteligência DR. IVO MARTINS.
Desta forma, as equipes de operações da Secretaria Executiva Adjunta de
inteligência, cumpriu na data de hoje 22.07.2018, por volta das 20h40,
mandado de prisão preventiva expedido em desfavor de MANOEL NATALINO
UMBELINO DE OLIVEIRA.
O infrator foi preso quando chegava à casa de sua irmã situada na Rua
das graúnas 192, comunidade Gustavo nascimento, bairro Cidade de Deus,
Manaus, AM. O infrator e a criança foram encaminhados à delegacia
especializada de proteção à criança e ao adolescente - DEPCA. A criança
ficará acolhida em um abrigo enquanto o infrator será recambiado para
Santarém.
Ressalte-se que foram quase três meses de investigações ininterruptas,
onde foi possível descobrir que Manoel agredia brutalmente o bebê,
chegando a causar sua inconsciência. A mãe da criança, Railane, passou
por momentos de terror , recebendo ligações constantes do acusado
dizendo que iria lhe matar, bem como mataria também o seu filho. As
equipes envolvidas não descansaram até conseguirem solucionar este crime
e colocar a criança em segurança.
segunda-feira, 23 de julho de 2018
JOVEM ITAITUBENSE MORRE AFOGADO EM AVEIRO
Um jovem Itaitubense identificado como Alceme Lima Evangelista, de apenas 18 anos de idade, morreu afogado enquanto banhava com um amigo na tarde do último sábado no rio Tapajós no município de Aveiro.
A mãe da vitima falou que veio para a cidade após saber da morte do filho, Ela disse que foi informada de que o filho ficou desaparecido por alguns minutos após mergulhar no rio e não voltar. Ele teria sido encontrado cerca de 5 minutos depois pelo amigo, mas já estava sem vida.
O jovem acompanhava o piloto da embarcação que levou um time de futebol de Itaituba ao municipio de Aveiro e que teria saído no final da tarde da última sexta-feira (20).
O laudo emitido pelo Instituto Médico Legal (IML) constatou que a morte realmente foi por afogamento, porém, a mãe não acredita na versão apresentada pelo amigo da vitima que estava no momento do afogamento, a mãe relatou que o filho foi criado acostumado com banhos de rio, e por ter habilidades com natação ela não acredita na versão contada.
O jovem residia no bairro Vila Nova, próximo ao rio Tapajós. O sepultamento acontecerá amanhã no cemitério do km 06, a família aguarda a chegada o pai que vem de Sinop-MT.
domingo, 22 de julho de 2018
PRÉ-CANDIDATO AO GOVERNO MARCIO MIRANDA,APRESENTA SUA PRÉ- CANDIDATURA EM SANTARÉM
O pré-candidato ao Governo do Estado do Pará, deputado Estadual, Márcio Miranda (DEM) vem fazendo história ao passar por varias cidades do estado em apresentação de sua pré-candidatura a cadeira do palácio do governo, e por ser uma carismática o então pré-candidato é recebido com festas onde se apresenta, de suas visitas oficias a Santarém sempre foram levando projetos e benefícios ao município, e agora o parlamentar lançará a sua pré-candidatura nesta sexta-feira (27) de Julho na pérola do Tapajós em Santarém às 17:00 horas. O evento acontecerá no Éden Club & Eventos.
Márcio Miranda foi eleito pela primeira vez a deputado estadual em 2002, hoje está concluindo seu 4º mandato eletivo. Quando reeleito em 2014 foi o deputado mais bem votado do Estado, com 82.738 votos. Sua credibilidade, esforço e dedicação garantiu ao político a presidência da Assembleia Legislativa do Pará (ALEPA), a qual vem desempenhando seu papel com muita competência.
O pré-candidato é médico e sempre trabalhou em municípios do interior do Estado e, por isso, conhece bem as dificuldades dos cidadãos dessas cidades. Durante sua carreira política Márcio Miranda desenvolveu diversos projetos na área da saúde, segurança pública e políticas públicas para o desenvolvimento da cidadania dos jovens.
sexta-feira, 20 de julho de 2018
TERMINAL HIDROVIARIO DE ITAITUBA A FALTA DE SEGURANÇA FAZ UMA VITIMA FATAL
Como já havia sido noticiado nesse blog a falta de segurança na administração no terminal hidroviário de Itaituba e agora foi comprovado a nossa razão em tanta preocupação, a falta de administração que na noite de ontem quinta (19), um trabalhador do terminal, sendo um trabalhador da estiva daquele local sob efeito de álcool, entrou na água para apanhar uma bolsa de uma passageira e ao entrar na água não retornou e afundou nas águas do rio Tapajós, e por volta das 13:00 horas de hoje sexta feira o corpo do mesmo reapareceu boiando próximo ao terminal hidroviário.
O local de embarque e desembarque de passageiros não tem pessoas preparadas para os serviços de primeiros socorros, como também não tem gerenciamento sob os trabalhadores que tiram seu sustento no dia á dia naquele local publico que hoje é administrado pela prefeitura municipal e que a qualquer momento pode voltar a ser administrado pelo (CPH), Companhia de portos e hidrovias, que por terem recebido varias denuncias por mal uso e falta de comprimento no contrato entre o governo de estado e municipio, pois existe um contrato entre estado e município de uso e exploração do logradouro.
Onde é pago varias taxas pra uso e manutenção do local incluindo segurança dos usuários, hoje o local serve de balneário, local de pescaria e sem contar dos trabalhadores (estivadores), que trabalham embriagados.
Hoje foi um estivador amanhã pode ser um passageiro ou outra pessoa.
FAMÍLIA PROCURA ITAITUBENSE QUE VIAJOU PARA A BAHIA E CONTINUA DESAPARECIDO.
Os familiares de Osvaldo Gonçalves da Costa Filho, conhecido como Júnior, comerciante na cidade de Itaituba, solicitam ajuda para localização do mesmo, que estaria desaparecido desde o dia 29 de abril.
De acordo com informações, ele saiu da cidade dourada com destino ao estado de Góias, onde faria compras. Porém, seu último contato disse que estaria na cidade de Salvador, no estado da Bahia.
A partir de então, os familiares não conseguiram mais contato.
Quem tiver informações sobre o paradeiro de Osvaldo, pode informar pelos telefones: (93) 99222-9274 ou 99144-6038.
quarta-feira, 18 de julho de 2018
GRAVE ACIDENTE EM MORAES ALMEIDA COM VITIMA FATAL
Um grave acidente envolvendo uma carreta e uma motocicleta deixou uma vítima fatal na tarde desta terça-feira (17), por volta das 18:00 horas, na BR 163 no centro do distrito de Moraes Almeida, em Itaituba.
Segundo informações da Polícia Militar, o motociclista, identificado como Lourivaldo Santiago da Silva, de 41 anos, colidiu lateralmente com a carreta e morreu na hora.
O motorista da carreta Elizandro Manfrin permaneu no local até a chegada da guarnição da Polícia.
O Sargento Claudenes e o Cb J. BAtista conduziram o Motorista, testemunhas e até o corpo da vitima para a cidade de Trairão, onde serão feitos os procedimentos.
terça-feira, 17 de julho de 2018
PRESO NO PA,SUSPEITO DE ESTUPRAR GRÁVIDA QUE PERDEU BEBÊ É LEVADO PARA CADEIA NO AMAZONAS.
Márcio
Romero estava escondido em cidade do interior do Pará (Foto: Adneison
Severiano/G1 AM) – Preso no PA, suspeito de estuprar grávida que perdeu
bebê é levado para cadeia no Amazonas
Márcio Romero foi localizado após denúncia em Juriti.
Um homem suspeito de estuprar uma grávida em Manaus foi preso no
interior do estado do Pará. Márcio Romero do Nascimento, de 30 anos, foi
localizado após a Polícia Militar do estado vizinho receber denúncia
com informações do paradeiro dele. Ele foi apresentado nesta sexta-feira
(13) na capital amazonense e não quis comentar as acusações. A vítima,
de 34 anos, estava grávida de 12 semanas e perdeu o bebê.
A gestante foi violentada sexualmente na madrugada do dia 20 de maio deste ano, em um terreno baldio localizado na Avenida Noel Nutels, bairro Cidade Nova, Zona Norte de Manaus.
Câmeras do circuito interno de segurança de uma drogaria localizada na via registraram o suspeito comprando preservativos antes de cometer o estupro. As imagens foram divulgadas pela polícia e Márcio Nascimento foi reconhecido e identificado.
“Logo após tomar conhecimento dos fatos e fazer a representação dele junto ao Poder Judiciário, iniciou-se as buscas pela localização. As denúncias recebidas e as diligências apontavam que ele tinha se evadido do Amazonas. Com a intensa divulgação das imagens da drogaria, a população se sensibilizou e fez a denúncia dele na delegacia de Juriti no Pará”, explicou o delegado Ricardo Cunha, titular do 6º Distrito Integrado de Polícia (DIP).
No último dia 25 de junho, as Polícias Militar e Civil do Pará conseguiram prender Nascimento. Ele estava escondido na casa de familiares. O suspeito foi transferido para Manaus e apresentado para imprensa nesta sexta-feira.
“Ele disse que fugiu em razão dessa divulgação, por ser está sendo apontado como criminoso, mas nega ter estuprado. Ele alega que foi uma relação sexual consentida, mas havia uma tentativa de roubo por parte dela e, por essa razão, usou de violência física. Em tese, se ele fosse uma pessoa de bem teria se apresentado espontaneamente para polícia para apresentar versão dele dos fatos, mas preferiu fugir”, disse o delegado.
A vítima é uma vendedora ambulante. A gestante foi abordada pelo homem na avenida Noel Nutels, que tentou convencer a mulher ter relações sexuais com ele. Porém, a vendedora não aceitou e se afastou do homem, mas ela foi seguida quando voltava para casa.
De acordo com polícia, por volta das 2h30, quando a mulher passava em frente a um terreno baldio quando foi atacada e ficou desacordada depois de ser atingida por socos. Ainda no terreno, a gestante foi estuprada. A mulher passou nove dias internada e perdeu o bebê.
“Eu tinha visto ele antes e não dei confiança. Eu estava indo para casa e ele me seguiu. Não esperava, estava de costas abaixando. Quando virei fui recebendo murro e pancada grande. Ele me bateu, me violentou e fez tudo que queria comigo. Ele falou: agora, você terá que me aceitar. Pedi que, pelo amor de Deus, não fizesse isso que tenho filho”, relatou abalada a vendedora ambulante.
Márcio Nascimento foi reconhecido pela vítima e permanecerá preso temporariamente. A Polícia Civil pedirá a prisão preventiva contra ele.
O homem responderá por estupro qualificado em razão da violência física e pelo aborto do bebê sofrido pela grávida.
documento da defesa
afirma que os coordenadores do MBL não têm legitimidade para fazer o
pedido porque, por lei, somente outro candidato, partido, coligação e
Ministério Público podem questionar candidaturas.
"Trata-se, portanto, de impugnação precoce; constrangedoramente precoce.
(...) O reconhecimento de eventual inelegibilidade só pode ser
realizado pelo TSE depois que o ex-presidente formalizar (e formalizará
apenas se a convenção aprovar seu nome) o pedido de registro", afirma
documento assinado pelo advogado Luiz Fernando Pereira.
Em documento de seis
páginas apresentado no fim da noite de sexta, a defesa de Lula rebateu o
pedido e pediu que o TSE rejeite o questionamento "precoce" da
candidatura. A defesa diz que o pedido é "um mal concebido manifesto
político travestido de ação" e uma "iniciativa meramente midiática".
Para os advogados, não se pode impedir previamente registro de
candidatura porque cabe à Justiça Eleitoral analisar cada caso
individualmente.Além disso, o documento da defesa afirma que os
coordenadores do MBL não têm legitimidade para fazer o pedido porque,
por lei, somente outro candidato, partido, coligação e Ministério
Público podem questionar candidaturas.
"Trata-se, portanto, de impugnação precoce; constrangedoramente precoce.
(...) O reconhecimento de eventual inelegibilidade só pode ser
realizado pelo TSE depois que o ex-presidente formalizar (e formalizará
apenas se a convenção aprovar seu nome) o pedido de registro", afirma
documento assinado pelo advogado Luiz Fernando Pereira.
Ação foi impetrada por coordenadores do Movimento Brasil Livre (MBL)
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) pode decidir durante o recesso de
julho sobre pedido de dois coordenadores do Movimento Brasil Livre (MBL)
para que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da SIlva seja declarado
imediatamente inelegível.Eles querem que a Corte eleitoral decida sobre o
tema antes mesmo do registro das candidaturas, cujo prazo final é 15 de
agosto.
A ação, apresentada na sexta-feira (13) em nome de Kim Kataguiri e
Rubens Nunes, pede uma liminar (decisão provisória) para "declarar desde
já a incontroversa inelegibilidade". Além disso, pede a proibição do
registro de candidatura, de atos de campanha e a citação do nome de Lula
em pesquisas.
A defesa de Lula considera o pedido um "questionamento precoce", já que a
candidatura depende ser formalizada em convenção partidária, diz que a
iniciativa é "meramente midiática" e que o o pedido é "um mal concebido
manifesto político travestido de ação" (leia mais ao final desta
reportagem).
O relator do caso é o ministro Admar Gonzaga, escolhido por sorteio.
Como o TSE está em recesso até dia 31, o pedido de liminar pode ser
analisado pelo plantonista, a ministra Rosa Weber. Até o dia 20, Rosa
Weber, vice-presidente do TSE, está de plantão. Depois, o presidente do
TSE, ministro Luiz Fux, reassume o comando do tribunal. Eles podem
decidir ainda aguardar o fim do recesso para que a questão seja
analisada pelo relator.
Pedido do MBL
O argumento da ação é que Lula não pode nem se registrar porque a Lei da
Ficha Limpa proíbe candidatura de políticos condenados por órgão
colegiado - Lula teve condenação por corrupção e lavagem de dinheiro
mantida pela 8ª turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região e está
preso desde abril.
Para o MBL, é "flagrantemente imoral" conceder tempo de rádio e TV e
autorizar uso do fundo partidário na campanha do ex-presidente.
"É inconcebível conceder a candidato evidentemente inelegível dinheiro
público para que pratique atos de campanha eleitoral, motivo pelo qual,
repita-se, esse colendo TSE deve desde logo manifestar-se pela evidente
inelegibilidade do requerido, não havendo que se falar em qualquer
possibilidade de registro de candidatura", diz a peça de 14 páginas.
Defesa de Lula contesta
Em documento de seis páginas apresentado no fim da noite de sexta, a
defesa de Lula rebateu o pedido e pediu que o TSE rejeite o
questionamento "precoce" da candidatura. A defesa diz que o pedido é "um
mal concebido manifesto político travestido de ação" e uma "iniciativa
meramente midiática".
Para os advogados, não se pode impedir previamente registro de
candidatura porque cabe à Justiça Eleitoral analisar cada caso
individualmente.Além disso, o documento da defesa afirma que os
coordenadores do MBL não têm legitimidade para fazer o pedido porque,
por lei, somente outro candidato, partido, coligação e Ministério
Público podem questionar candidaturas.
"Trata-se, portanto, de impugnação precoce; constrangedoramente precoce.
(...) O reconhecimento de eventual inelegibilidade só pode ser
realizado pelo TSE depois que o ex-presidente formalizar (e formalizará
apenas se a convenção aprovar seu nome) o pedido de registro", afirma
documento assinado pelo advogado Luiz Fernando Pereira.
Ação foi impetrada por coordenadores do Movimento Brasil Livre (MBL)
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) pode decidir durante o recesso de
julho sobre pedido de dois coordenadores do Movimento Brasil Livre (MBL)
para que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da SIlva seja declarado
imediatamente inelegível.Eles querem que a Corte eleitoral decida sobre o
tema antes mesmo do registro das candidaturas, cujo prazo final é 15 de
agosto.
A ação, apresentada na sexta-feira (13) em nome de Kim Kataguiri e
Rubens Nunes, pede uma liminar (decisão provisória) para "declarar desde
já a incontroversa inelegibilidade". Além disso, pede a proibição do
registro de candidatura, de atos de campanha e a citação do nome de Lula
em pesquisas.
A defesa de Lula considera o pedido um "questionamento precoce", já que a
candidatura depende ser formalizada em convenção partidária, diz que a
iniciativa é "meramente midiática" e que o o pedido é "um mal concebido
manifesto político travestido de ação" (leia mais ao final desta
reportagem).
O relator do caso é o ministro Admar Gonzaga, escolhido por sorteio.
Como o TSE está em recesso até dia 31, o pedido de liminar pode ser
analisado pelo plantonista, a ministra Rosa Weber. Até o dia 20, Rosa
Weber, vice-presidente do TSE, está de plantão. Depois, o presidente do
TSE, ministro Luiz Fux, reassume o comando do tribunal. Eles podem
decidir ainda aguardar o fim do recesso para que a questão seja
analisada pelo relator.
Pedido do MBL
O argumento da ação é que Lula não pode nem se registrar porque a Lei da
Ficha Limpa proíbe candidatura de políticos condenados por órgão
colegiado - Lula teve condenação por corrupção e lavagem de dinheiro
mantida pela 8ª turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região e está
preso desde abril.
Para o MBL, é "flagrantemente imoral" conceder tempo de rádio e TV e
autorizar uso do fundo partidário na campanha do ex-presidente.
"É inconcebível conceder a candidato evidentemente inelegível dinheiro
público para que pratique atos de campanha eleitoral, motivo pelo qual,
repita-se, esse colendo TSE deve desde logo manifestar-se pela evidente
inelegibilidade do requerido, não havendo que se falar em qualquer
possibilidade de registro de candidatura", diz a peça de 14 páginas.
Defesa de Lula contesta
Em documento de seis páginas apresentado no fim da noite de sexta, a
defesa de Lula rebateu o pedido e pediu que o TSE rejeite o
questionamento "precoce" da candidatura. A defesa diz que o pedido é "um
mal concebido manifesto político travestido de ação" e uma "iniciativa
meramente midiática".
Para os advogados, não se pode impedir previamente registro de
candidatura porque cabe à Justiça Eleitoral analisar cada caso
individualmente.Além disso, o documento da defesa afirma que os
coordenadores do MBL não têm legitimidade para fazer o pedido porque,
por lei, somente outro candidato, partido, coligação e Ministério
Público podem questionar candidaturas.
"Trata-se, portanto, de impugnação precoce; constrangedoramente precoce.
(...) O reconhecimento de eventual inelegibilidade só pode ser
realizado pelo TSE depois que o ex-presidente formalizar (e formalizará
apenas se a convenção aprovar seu nome) o pedido de registro", afirma
documento assinado pelo advogado Luiz Fernando Pereira.
sexta-feira, 13 de julho de 2018
CORPO DE JOVEM É ENCONTRADO DE MÃOS E PÉS AMARRADO, E ENTERRADO DE CABEÇA PARA BAIXO.
Após pouco mais de dois meses de investigação para desvendar o
desaparecimento de um jovem de 22 anos em Oriximiná, no oeste do Pará, a
Polícia Civil conseguiu localizar e prender uma dupla suspeita de matar
Jean Gomes Martins. A vítima foi enterrada com a cabeça para baixo, as
mãos amarradas e perfurações no corpo, possivelmente de tiros.
O desaparecimento foi registrado no dia 4 de maio e a prisões temporárias de Thiago Gonçalves Picanço e Lucas de Azevedo aconteceram nos dias 26 de junho e 9 de julho.
No mesmo dia do desaparecimento, familiares da vítima comunicaram o caso à polícia, que orientou os pais a procurarem o filho nos locais que ele mais costumava frequentar até completar 24 horas do sumiço, quando o Boletim de Ocorrência poderia ser feito.
“Eles retornaram à delegacia e a partir daí começamos a trabalhar com a hipótese de homicídio. Chegou ao nosso conhecimento que ele teria sido executado por dívidas com o tráfico de drogas”, disse o titular da delegacia, delegado Fonseca.
No decorrer das investigações testemunhas foram ouvidas e informações
coletadas levaram até a área provável onde Jean havia sido enterrado.
Apesar de ser a última pessoa vista com a vítima, Thiago Picanço havia
apresentado álibi, que foi descaracterizado com o passar do tempo. O
delegado disse ainda que Thiago atraiu a vítima para uma emboscada
enquanto Lucas o esperava para matar. Os dois enterram o corpo.
A remoção do corpo foi feita pelo brigada de Bombeiros Civis. Segundo a Polícia, o local era de difícil acesso em um sítio próximo ao Ramal da Maria Fé, e foi preciso montar uma operação para preservar os restos mortais. O terreno onde o corpo estava fica em uma área de mata a 10 metros da propriedade de um dos envolvidos no crime.
“Era uma área muito extensa e de mata fechada. O delegado indicou uma possível área e pediu sigilo. Mapeamos e trabalhamos passo a passo, escavando desde 8h. Por volta das 11h30 conseguimos encontrar o corpo”, contou Marivam Carvalho, chefe da brigada de bombeiros.
O corpo passará por perícia e somente o laudo cadavérico apontará a causa da morte do jovem. Thiago e Lucas devem responder por homicídio qualificado e ocultação de cadáver. Os dois permanecem presos na delegacia de Oriximiná.
quinta-feira, 12 de julho de 2018
PF e PM apreendem avião com mais de 270 quilo de cloridrato de cocaína em Formoso do Araguaia
Um dos pilotos atuava na aviação agrícola de Formoso do Araguaia. Ele
relatou ao Portal Atitude que os quase 300 de cloridrato de cocaína
seriam entregues em uma fazenda na beira de um rio, sentido ao município
de Peixe.
As apreensões foram feitas depois de 07 meses de investigação da Polícia Federal que em uma operação conjunta com a Polícia Militar do 4º BPM prenderam um avião que estava com dois pilotos, sendo um deles atuava como piloto agrícola no município de Formoso do Araguaia.
De acordo com o subcomandante do 4º BPM, Major Jaime, foram apreendidas aproximadamente 270 quilos de cloridrato de cocaína.
“Eles (Polícia Federal) nos passaram que estava deslocando um avião da Bolívia em direção a região de Formoso do Araguaia que vinha sendo monitorado, passo a passo, e quando o avião pousou nós acionamos as equipes, juntamente com o CIOP Aéreo da Polícia Militar, que juntamente com uma equipe de inteligência da Polícia Federal esperou eles pousarem a aeronave e fizemos o flagrante de aproximadamente 300 quilos de cloridrato de cocaína”, disse o major.
“Sou piloto agrícola Nasci em Goiânia mas moro aqui em Formoso a minha vida inteira”, disse Murilo Ribeiro .
No avião estavam os pilotos Murilo Ribeiro, de Formoso do Araguaia, e Lucas de Oliveira Penhas, 32, anos de Goiânia (GO).
Conforme relato do piloto Murilo Ribeiro é segunda vez que ele é preso, sendo que o primeiro caso ele aconteceu próximo a fronteira do Paraguai quando ele levava dois fuzis em um avião. Ele afirmou que conheceu, Lucas de Oliveira, em Bom Jesus (GO) onde foram contratados para transportar a droga da Bolívia para o Tocantins.
“Faltava 40 minutos para chegar no ponto aonde iríamos entregar a droga e joguei as coordenadas ela dava em uma fazenda na beira de um rio (direção a Peixe)”, disse Murilo.
quarta-feira, 11 de julho de 2018
População invade quartel da PM e ateia fogo em acusado de estuprar e matar adolescente
Borba -Am Um jovem identificado como Gabriel Lima Cardoso, de 18 anos, morreu neste domingo (8) após populares o retirarem de dentro de um quartel da Polícia Militar, o espancarem e atearem fogo nele. Gabriel era acusado de ter estuprado e matado a facadas uma adolescente de 14 anos. O caso ocorreu no município de Borba, no Estado do Amazonas.
De acordo com informações do portal A Crítica, Gabriel teria estuprado e matado uma adolescente com 16 facadas, no último dia 04 de junho. Ele estava foragido desde a data do crime.
Ao ser detido, a população do município invadiu o quartel da Polícia Militar, retirou o jovem de dentro do local e o espancou com golpes na cabeça, além de pedradas, pauladas e chutes.
Por fim, os populares jogarem o jovem, inconsciente, sobre um pneu em chamas no meio da rua.
Segundo a Secretaria de Segurança Pública do Amazonas, alguns policiais chegaram a ficar feridos ao tentar impedir o avanço da população.
Presidiário que foi executado na comunidade Ponte Alta estava foragido há 10 dias
Nivaldo Rodrigues dos Santos foi morto na tarde de sábado (7) na comunidade Ponte Alta, região do Eixo Forte, em Santarém, no oeste do Pará (Foto: Polícia Civil/Divulgação)
Nivaldo dos Santos, de 26 anos, que foi assassinado a tiros na tarde de sábado (7) na comunidade Ponte Alta, região do Eixo Forte, em Santarém, no oeste do Pará, era foragido do Centro de Recuperação Regional Agrícola Sílvio Hall de Moura. De acordo com a Superintendência do Sistema Penitenciário do Estado (Susipe), ele fugiu da casa penal no dia 27 de junho, dez dias antes de ser morto.
Ao G1, a Susipe disse que Nivaldo cumpria pena por tráfico de drogas desde 2013, ano em que houve o primeiro registro de fuga dele da penitenciária. O presidiário foi recapturado ano passado após cometer o crime de roubo à mão armada. Ele respondia a dois processos e cumpria pena em regime fechado.
O crime