terça-feira, 22 de janeiro de 2019

JURUTI: COM O TEMA " RESISTÊNCIA INDÍGENA NO CORAÇÃO DO BRASIL" FESTIVAL 2019 TERÁ DUAS NOITES DE DISPUTA



MUNDURUKU 2017 - JurutiValorizar a cultura, a história, o legado e fomentar a resistência dos indígenas são os principais objetivos do Festribal 2019. Com o tema “Resistência Indígena no Coração do Brasil”, o Festival das Tribos Indígenas de Juruti, no oeste do Pará, chega a sua 25ª edição. Este ano, a tradicional disputa entre as tribos Munduruku e Muirapinima acontecerá no período de 25 a 27 de julho.
Na noite de segunda-feira (21), representantes das tribos, o prefeito Henrique Costa e a secretária de Cultura Desporto e Turismo, Ariadne Lima, se reuniram para acertar os detalhes da festa. Na reunião, foi aprovada a proposta de realizar duas noites de disputa no Festribal.

A presidente da Tribo Muirapinima, Sandra Andrade, disse que a reunião com o prefeito foi para rever o formato do projeto, a distribuição dos itens e os recursos financeiros que serão disponibilizados. Quanto a proposta da ampliação dos dias de disputa entre as tribos adultas, Sandra ressaltou que o assunto já estava sendo tratado.
“Nós que já vínhamos discutindo, desde o ano passado, essa foi uma decisão, uma vontade colocada pelas duas tribos e que o prefeito acabou atendendo e incluindo no orçamento a disponibilidade para realização dessas duas noites”, esclareceu.
Alex Guedes, presidente da Tribo da Munduruku, contou que a mudança deve valorizar tanto a questão cultural e a situação econômica do município, já que o empresariado local espera pelo Festribal, e há um grande investimento vindo do poder público e dos patrocinadores. “Haverá o retorno econômico para o município; e agora com duas noites, o turista ficará mais tempo na cidade, serão quatro dias de festas”, explicou.
“É um desafio, é a primeira vez que será realizado, mas é um sentimento de alegria, porque vamos poder divulgar muito mais, não somente o festival, a tribo vai poder explorar muita coisa e quem ganha com isso é o público que cada vez mais vai conhecer essa cultura. Nós estamos aqui para reverenciar tudo isso para que a gente não esqueça nossas raízes, nossos ancestrais, os verdadeiros donos desse chão, que são os índios", ressaltou o presidente Munduruku.
Segundo a prefeitura, os recursos para as tribos estão garantidos, através da Lei de Fomento. “As Tribos Muirapinima e Munduruku se enfrentam na área do Tribódromo, no sábado e no domingo. Acreditamos que nós daremos um passo necessário para que, de fato, o festival seja visto do jeito que ele merece”, disse o prefeito de Juruti.

← ANTERIOR PROXIMA → INICIO

0 comentários:

Postar um comentário