quinta-feira, 15 de março de 2018

Convidados conhecem o novo Parque Estadual do Utinga



Jornalistas, influenciadores digitais e membros da sociedade civil organizada participaram, nesta quinta-feira (15), da visita guiada ao Parque Estadual do Utinga (Peut) que será inaugurado na sexta-feira (16), às 16h30. Os convidados foram recebidos pelo secretário estadual de Cultura, o arquiteto Paulo Chaves; pelo presidente do Ideflor-bio, Thiago Novaes; pelo gerente do Peut, Julio Meyer; pelo secretário de comunicação, Daniel Nardin e pelo representante da diretoria da Unidade de Conservação do Parque, Wendel Andrade.
O evento começou às 9h com a apresentação das melhorias feitas no espaço durante as obras, dos serviços que funcionarão no local e de algumas normas de utilização desse novo equipamento. Foi possível também esclarecer dúvidas referentes ao espaço. “Chamamos todos aqui por saber que são alguns dos responsáveis por disseminar as informações e nos ajudar nesse trabalho com a população - de informar e de conscientizar sobre a utilização desse ambiente. Estamos em uma Unidade de Preservação Ambiental e as pessoas precisarão aprender a utilizá-la”, explicou Thiago Novaes.
Após a conversa inicial, todos seguiram para a visita guiada, onde foram apresentados os novos espaços de lazer e de convivência e alguns dos serviços que o Parque irá oferecer. “Iniciamos a visita pelo Pórtico do Acolhimento e seguimos até o Recanto da Volta, locais construídos em áreas que já foram alteradas pelo homem. Mas pelo projeto, não foram feitas supressões de árvores ou qualquer alteração na natureza. Passamos também pelo espaço Milton Monte, onde funcionará o Memorial do Marajó, com 150 peças antigas da cultura marajoara. Posso dizer que estamos nos credenciando para termos um novo ponto turístico em Belém. Se soubermos usar, ele nunca vai faltar. Preservar à água, à fauna e à flora agora será ainda mais essencial para a manutenção desse espaço”, detalhou o secretário de Cultura, Paulo Chaves, responsável pelo projeto do parque, juntamente com sua equipe.
Para os jornalistas que participaram da apresentação, conhecer o projeto do parque é essencial para a sua correta divulgação. “Foi muito importante termos sidos chamados antes para conhecer melhor esse lugar. Estamos tendo oportunidade de conhecer seu projeto em primeira mão, saber as opções de pauta que teremos aqui dentro e o que poderemos levar de interessante para a população, enfim mostrar sua diversidade. Já deu para perceber que a possibilidade de pautas (assuntos) aqui é surpreendente, desde passeios, fauna, flora, tudo”, disse a jornalista Ana Thaynara Silva, chefe de reportagem da TV Liberal.
A líder comunitária Gleicilene Araújo é moradora de uma área conhecida como Pantanal, no entorno do Parque do Utinga e também participou da caminhada para conhecer o novo espaço. “Essa ligação parque e comunidade foi essencial para nós. Somos frequentadores daqui, vivemos ao lado desse lugar e ele faz parte das nossas vidas. Nosso envolvimento nos faz responsáveis também pelo cuidado com o meio ambiente. A recuperação do parque refletiu na revitalização do nosso ambiente de moradia, agregou valores para a nossa comunidade, nos ensinando a sermos mais educados com o meio ambiente”, avaliou.
O lojista Afonso Ramôa Júnior é integrante de um grupo de pedal e frequentava o parque antes da obra, e também estava entre os convidados da visita guiada. “Achei importantíssimo esse contato prévio, onde pudemos ver a nova roupagem do parque e o que ele pode nos proporcionar, antes mesmo de sua inauguração. Tudo aqui está bonito e saber que existe abertura dos organizadores para realização de eventos é muito bom. Serei um disseminador de informações. As pessoas terão notícias dele não só pela imprensa, mas também por grupos de esporte, de caminhada, entre outros. Nossa expectativa de conviver ainda mais nesse espaço é a melhor possível”, finalizou.
Preservação
O Parque Estadual do Utinga será o mais importante espaço de preservação e estudo da biodiversidade dentro da Região Metropolitana de Belém.
Por se tratar de uma Unidade de Conservação, o espaço é uma mostra significativa do que é o ecoturismo na Amazônia. Estruturado para ser o maior portal turístico da região, será um espaço de lazer à comunidade e, ao mesmo tempo, um verdadeiro laboratório da imensa biodiversidade que será utilizado para o desenvolvimento de pesquisa científica sobre a Amazônia.
O Parque ocupa uma área de 1.393,088 hectares e abriga diversas espécies da fauna e da flora amazônica. No local, será possível fazer caminhadas, passeios de bicicletas, patins e skates, prática de rapel, canoagem e outros esportes.
O local contará com estacionamento para 400 veículos, um centro de recepção aos visitantes e um auditório com 50 lugares.
Inauguração
O Parque Estadual do Utinga abre as portas para a população oficialmente na sexta-feira (16), às 16h30 e no sábado (17), a partir das 8h haverá uma caminhada guiada para que os visitantes possam conhecer melhor o parque e seus novos espaços.
Na sexta, a programação de inauguração terá apresentações culturais, como a do “Boi Veludinho”, do grupo musical de crianças do Pro Paz e da Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz. No sábado (17), a programação começa com uma caminhada pelo parque, passando por seus novos espaços. Toda a programação é aberta ao público, sem a necessidade de aquisição ou retirada de ingressos, mas será respeitado o limite de lotação. No domingo e nos dias seguintes, o parque funcionará normalmente de 5h30 às 17h.
Acompanhe a programação de inauguração do Parque Estadual do Utinga:
Dia 16/03 (sexta-feira)
16h30 - Exibição de vídeos sobre o Parque do Utinga e sua diversidade no auditório do Espaço Acolhimento.
Apresentação do “Boi Veludinho”
Apresentação artística de Crianças do Pro Paz.
Apresentação da Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz.
Dia 17/03 (sábado)
8h – Caminhada Ecológica
12h – Liberada entrada de bicicletas, patins e skates (restrição exclusivamente para este dia, por conta da caminhada, sendo permitido uso posteriormente).
Dia 18/03 (domingo)
O parque funciona normalmente no horário de 5h30 às 17h, assim como nos outros dias, de segunda a segunda.
← ANTERIOR PROXIMA → INICIO

0 comentários:

Postar um comentário