domingo, 30 de setembro de 2018

Eleições 2018 Pará Garantido 2º turno no Pará: Márcio Miranda sobe e Helder Barbalho cai, aponta a nova pesquisa Doxa/A Província




A pesquisa ouviu 1.896 eleitores, nas seis mesorregiões do Estado.
O nível de confiança utilizado é de 95% e a margem de erro estimada de 2,25%

Da Redação

O Instituto Doxa, por encomenda da Gravasom Editora, responsável pela públicação de A Província do Pará,  acaba de divulgar sua quarta pesquisa “Contexto eleitoral Pará”,  de intenção de voto para o Governo do Estado.
O candidato Helder Barbalho (MDB) obteve 38,4% das intenções de voto;  Márcio Miranda (DEM) aparece com 26,8% e Paulo Rocha (PT), com 13,2%.  A pesquisa foi registrada no TRE-PA sob o protocolo PA-07973/2018 e foi realizada no período de 24 a 28 de setembro,  com 1.896 eleitores, entrevistados nas seis mesorregiões do Estado.
O nível de confiança utilizado é de 95% e a margem de erro estimada de 2,25%
para mais ou para menos.  O  Instituto Doxa não vai divulgar a pesquisa para a corrida ao Senado por que foi impugnada pela coligação “O Pará Daqui Pra Frente”, encabeçada pelo MDB.

Espontânea

Na espontânea, quando os pesquisadores perguntaram “Se a eleição fosse hoje, em quem você votaria para Governador do Estado do Pará?”m 30, 9% responderam Helder Barbalho, contra 22,3% que responderam Márcio Miranda. Só 6,9% responderam Paulo Rocha, e 1,4%, Fernando Carneiro (Psol), e 0,8%, Cleber Rabelo (PSTU). Não souberam ou não quiseram responde 23.9%, sendo que 13,8% disseram que vão votar em branco. Confira o Gráfico abaixo.

Estimulada

Na pesquisa estimulada, 38,6% responderam que pretendem votar em Helder Barbalho; 26,8% em Márcio Miranda e 13,2% em Paulo Rocha. Em Fernando Carneiro, 3,2% e em Cleber Rabelo, 2,6%. O n[úmero de entrevistados que não sabiam ou não quiseram responder caiu para 6, 5% e o dos que disseram que votariam em branco ou anulariam o voto, para 9,1%.

Tendência de 2º turno

Pela pela espontânea quanto pela estimulada, a tendência é de segundo turno entre Helder Barbalho e Márcio Miranda e praticamente nenhuma chance de surpresa com outro candidato tomando o lugar de um dos dois mais bem posicionados, Mas como é alto o número de indecisos, sempre há a possibilidade de deisão em primeiro turno dependendo do comportamento dos candidatos e dos eventos nacionais, Como nem Helder Barbalho nem Márcio Miranda  tem candidato à presidência em condições de ir nem para o segundo turno, o fiel da balança entre eles será mesmo regional. Paulo Rocha é que poderá se beneficiar da disputa nacional, pois o candidato do seu partido, Fernando Haddad,  está crescendo muito.

Evolução comparativa

Em realação às treês pesquisas anteriores, Helder Barbalho mantem-se no mesmo patamar. Na primeira teve 38,7%; na segunda, 39,2%, e na terceira, 38,9% e agora 38,6%. Já Márcio Miranda, da primeira para a quarta pesquisa, apresentou um crescimento maior que 6 pontos percentuais. Teve 20,4% na primeira; 22,1% na segunda; 23,6% na terceira, e, agora, está com 26,8%. Na primeira, Paulo Rocha tinha 12,1%, subiu para 14,1% na segunda e para 14,3% na terceira;mas agora apresentou uma queda para 13,2%. Fernando Carneiro se manteve em torno de 3% em todas as pesquisas. Já o rendimento de Cleber Rabelo foi decrescente. Começou com 3,7% e foi caindo devagar. Está agora com 2,6%.

REJEIÇÃO

Helder Barbalho e Paulo Rocha estão tecnicamente empatados em matéria de rejeição. Na pesquisa estimulada, ao responder á pergunta “Se a eleição fosse hoje, em quem você
NÃO votaria para Governador do Estado do Pará?”, 18,2% responderam Helder Barbalho, contra 17,4% que disseram Paulo Rocha. Já Márcio Miranda ficou 13, 7%, empatado tecnicamente com Fernando Carneiro (11,9%) e Cleber Rabelo (11,6%). Segundo o relatório da pesquisa, 10,4% disseram que não sabiam ou não quiseram responder; 7,2% não rejeitam a nenhum dos candidatos; e 9,6% rejeitam a todos.


← ANTERIOR PROXIMA → INICIO

0 comentários:

Postar um comentário