quarta-feira, 15 de março de 2017

AVEIRO MAIS DE 230 ANOS DE SOFRIMENTO



As origens do município remontam à época da formação de uma aldeia de índios Mundurucus, denominada Tapajós-tapera, localizada à margem do rio Tapajós, com índios descritos do alto deste rio e que alcançou grande processo Essa aldeia obteve a denominação portuguesa de Lugar de Aveiro, por ato do governador e capitão - general, José de Nápoles Tello de Menezes, em 23 de agosto de 1781, que nomeou, na mesma ocasião o morador Francisco Alves Nobre para administrá-la.
Constatou-se, nos registros oficiais, a existência antes de 1781, da freguesia de Nossa Senhora da Conceição do Aveiro, do que se concluiu, portanto, que o ato de criação desse lugar foi somente uma confirmação, pois o local já era conhecido como Aveiro. Havia, no município, mais duas freguesias a de São João Batista de Brasília Legal e a de São José do Pinheiro. A primeira, Nossa Senhora da Conceição de Aveiro, passou do período colonial para a independência, na condição de freguesia, quando teve seus limites definidos pela lei nº 511, de 01 de dezembro de 1866.
A Lei nº 226, de 16 de outubro de 1854, criou a Vila de Brasília Legal como não correspondeu à expectativa de sede municipal, que lhe fora concedida, em 1856, a Lei nº 290, de 15 de dezembro, transferiu para Itaituba a categoria de freguesia vila que fora conferida á povoação de Brasília Legal.
A Lei nº 1.152, de 04 de abril de 1883, conferiu a Aveiro a categoria de município, o qual foi instalado, em 15 de maio de 1884. Em 1938, no quadro anexo ao Decreto nº 2.972, de 31 de março de 1938, dois distritos compunham Itaituba: Itaituba e Brasília Legal, permanecendo, dessa forma, na divisão do Estado para o quinquênio 1939- 1943, estabelecida pelo Decreto-Lei nº 3.131, de 31 de outubro de 1938 e pela divisão fixada pelo Decreto-Lei nº 4.505, de 30 de dezembro de 1943, para o período 1944- 1948.
Em 1961, através da Lei nº 2.460, de 29 de dezembro, o município foi restaurado, com seu território foi restaurado, com seu território compreendendo os antigos distritos de Aveiro e parte dos distritos de Boim e Belterra, no município de Santarém, com o distrito de Brasília Legal, do município de Itaituba e parte do único distrito de Juriti.
Atualmente o município está constituído dos distritos de Aveiro, Brasília Legal e Pinhel.

Nessa somatória o município passa a ter 236 anos e até hoje sofre como se estivesse emancipado uma cidade que nunca teve sorte com seus gestores e a população sofre e paga o preço,onde a vários anos a economia nunca chegou a normalizar sendo que a principal fonte de renda que circula o dinheiro no pequeno comercio é os pagamentos dos servidores municipais onde estão a vários anos sem normalizar sendo cada gestor que passa por lá sempre deixa um debito sem a contar a má sorte dos munícipes não acertarem na escolha de seus representantes,um município onde a única unidade de atendimento de saúde funciona em uma casa de madeira sendo a título de empréstimo,não tem agencia bancarias,e a prefeitura muda a cada ano de lugar por problemas de pagamento de energia dos prédios onde funcionam,onde sua energia consumida pela população ainda é produzidas por usinas eólicas  

← ANTERIOR PROXIMA → INICIO

0 comentários:

Postar um comentário