A fase das
audiências públicas sobre a construção da Ferrogrão, que ligará Sinop
(MT) a Miritituba (PA), teria se encerrado na última terça (12), em
Brasília. Uma solicitação das comunidades em que o modal deve passar no
estado do Pará, no entanto, fez com que novos encontros entre o Governo
Federal e a sociedade civil sejam marcados para o próximo ano.
Ainda sem datas definidas, os municípios de Itaituba, Novo Progresso e
Trairão receberão as audiências públicas. A confirmação foi possível
após indígenas das regiões citadas e a população daqueles locais
protestarem. Na Capital Federal, inclusive, os manifestantes chegaram a
impedir o início da audiência.
“Eles não são contra a Ferrogrão, porém o que esses grupos estão
buscando é aproveitar a discussão sobre a ferrovia e tratar sobre
questões fundiárias que não foram regularizadas em seus municípios. A
decisão de debater in loco foi importante porque obviamente reflete nos
próximos passos relativos à construção do modal”, afirma o diretor
executivo do Movimento Pró-Logística, Edeon Vaz Ferreira.
Após as audiências no Pará, o próximo passo relativo à Ferrogrão será
enviar o edital de licitação ao Tribunal de contas da União (TCU) e
após sua anuência a licitação. Uma das etapas mais esperadas e
demoradas, a desafetação do Parque Nacional do Jamanxin, já foi
realizada. “Trabalhando dentro do cronograma pré-estabelecido
anteriormente, a nossa expectativa é que a Ferrogrão seja finalizada e
esteja em funcionamento em 2025”, completa Ferreira.
Importante para o escoamento de grãos de Mato Grosso, a construção da
Ferrogrão é vista como mais uma opção aos produtores rurais. “A
Ferrogrão é importantíssima. Hoje nós contamos com a BR-163 no trecho em
questão e sabemos que é uma rodovia que não suportará o volume de
cargas em um futuro breve. Tínhamos, então, duas opões: ou duplicávamos a
BR-163 ou construíamos a ferrovia. Avaliando que a duplicação do modal
rodoviário traria uma concessão e, portanto, outro custo, a Ferrogrão se
torna fundamental”, avalia o diretor do Movimento Pró-Logística.
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