domingo, 25 de fevereiro de 2018

BR 163-Recuperação do DNIT com custo de R$ 21 milhões, está virando farofa na rodovia BR 163



A insatisfação nacional com a corrupção não vem de hoje, mas parece que os dirigentes públicos não estão prestes ao clamor nacional. O exemplo disto é o que vem ocorrendo na rodovia BR 163 no estado do Pará, o descaso é tamanho que chega ter aval dos diretores do órgão para jogar dinheiro fora.
Em janeiro o DNIT,  ironizou as críticas de entidades que denunciaram a empresa FRATELLO, segmento da “Três Irmãos” que jogou terra para tapar buraco , coma aval dos fiscais do DNIT do Pará, quando aqui chegaram os de Brasília, relevaram as obras do tapa buraco do asfalto deixado pela “Três Irmãos” e pediram para parar de jogar terra e misturar  pedra e cimento, sendo que o contrato com a empreiteira não existe este preceito, mas a recuperação dos buracos com lama asfaltica;[ ao checarmos  os anexos disponíveis no sitio eletrônico do DNIT , nossa reportagem  verificou que em nenhum deles existem a previsão de tapa-buracos com pedra e barro e cimento]. Se não existe essa previsão, porque o fiscal do DNIT esta autorizando esta medida?
O correto não seria autuar a empresa, multar e até rescindir o contrato?
Com as chuvas os serviços realizados no trecho da rodovia entre Novo Progresso e km 1000, esta virando em farofa em cima do asfalto, e a fiscalização não enxerga? Eles desafiam a justiça, esta passando da hora do MPF entrar na fiscalização.
Sem fiscalização do DNIT, rodovia está se diluindo de forma gradual.
Nessa sexta-feira (23)  a reportagem percorreu o trecho, os buracos  que foi tapado pela “FRATELLO ENGENHARIA”, não resistiu aos milímetros de chuva e estourou por completo, a rodovia esta esfarelando os buracos aumentando, causando revolta e irritação nos usuários.
“O asfalto que era novo foi construído pela Três Irmãos , nunca prestou, antes ser entregue com a chuva se acabou , virou em buraco, onde já se viu isto”,  até parece que no Brasil vale tudo, indignada, motorista Edileia,46 anos,  criticou o Governo pela falta de qualidade na obra. “Nem terminou e já se encontra numa situação dessa? Acho isso vergonhoso”, lamentou.
DNIT Culpa Chuva-  Trabalho de manutenção na BR-163 em Novo Progresso é reforçado-
Divulgou na imprensa o  diretor de Infraestrutura Rodoviária do órgão, Luiz Antônio Garcia, que o trabalho de manutenção na BR-163 em Novo Progresso foi reforçado.
DNIT fiscaliza obras na rodovia (Arquivo)
DNIT fiscaliza obras na rodovia (Arquivo)
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) ampliará os serviços de manutenção nas partes degradadas da rodovia BR-163, em Novo Progresso, sudoeste do Pará. A determinação é do diretor de Infraestrutura Rodoviária do órgão, Luiz Antônio Garcia. Devido às fortes chuvas que assolam a região nessa época do ano, não é possível trabalhar com asfalto, pois todo o material seria perdido por causa da água. E para manter a trafegabilidade, a empresa contratada pelo DNIT está trabalhando com rachão (pedras), e também com mistura de solo, cimento e brita para restaurar os trechos danificados.
O DNIT disponibilizou um site disponível na internet para acessar as condições de trafegabilidade da rodovia são atualizadas diariamente e podem ser conferidas no endereço www.br163pa.com.
O DNIT disponibilizou um site disponível na internet para acessar as condições de trafegabilidade da rodovia são atualizadas diariamente e podem ser conferidas no endereço www.br163pa.com.
O DNIT disponibilizou um site disponível na internet para acessar as condições de trafegabilidade da rodovia são atualizadas diariamente e podem ser conferidas no endereço www.br163pa.com.
Defeitos na rodovia são culpa da chuva?
Garcia percorreu toda a extensão da rodovia para acompanhar o andamento da operação que está sendo realizada na região desde dezembro de 2017, em conjunto com o Exército Brasileiro e Polícia Rodoviária Federal, para garantir a trafegabilidade no trecho não asfaltado da rodovia durante o período de chuvas, conhecido como inverno amazônico.  Culpou a Chuva….
O Chefe do DNIT esqueceu que existe o inverno e o verão Amazônico, os serviços na rodovia realizados no verão, também não prestaram [á exemplo só percorre por ela da divisa do MT até Miritituba no Pará], ignoram obra mal feita e culpam a chuva, em uma rodovia construída com defeitos sem rigor na fiscalização, bilhões de reais são jogados na lama e no buraco em trecho da rodovia no Pará. O exemplo do exército no trecho sem pavimentação por qual motivo foi executar obra na serra de Moraes nesta época de inverno?
BR 163 –MT/PA
A maior parte da BR-163 está pavimentada desde Mato Grosso até o Pará,  maior  parte a rodovia esta deteriorada, mal sinalizada, buracos tomam conta dificultando a vida dos motoristas.
Os trechos em obras estão causando transtornos aos usuários, a safra de soja do Mato Grosso esta sendo transportada e motorista levam em torno de sete a oito dias para chegarem até o porto de Miritituba com uma distancia de  710 quilômetros, passam maior parte parados em um atoleiro com pouco mais de 2 km, o exercito opera o sistema PARE e SIGA.
Faltam aproximadamente  90 quilômetros a serem asfaltados, o trecho esta em obras  foi dividido em dois lotes uma o exercito executa.
Deus do céu como são mal feitas as obras do DNIT no Pará.
Os asfaltos? Já se acabaram de uma vez. Alega-se que a carga pesada ou que a rodovia tem não sabe quantos anos e “precisa” de reparos, por ultimo a chuva [inverno amazônico], desculpas sem nexo. “Vejam a exemplo as rodovias nos EUA que tem décadas de tráfegos e continuam sem se ver nelas trabalhadores fazendo remendos. Só aqui essa desculpa pega. O que mais dói é que em alguns estados do Brasil isso quase está contornado. No estado do Pará ainda somos engabelados pelo DNIT.
Tapa Buraco da Fratello Engenharia BR 163(Foto Arquivo Jornal Folha do Progresso)
As rodovias do Pará é uma buraqueira. Como é que  FAZEM asfalto que todos os anos precisam de remendos? Na época das chuvas dizem que não podem fazê-los. Não seria mais barato fazer algo de boa qualidade e duradouro? Fazer remendos todos os anos, na ponta do lápis, não é muito mais caro para o contribuinte? Somos uns patetas, não?
Até parece que operam com o sistema da LAVA JATO,por trás disso tudo tem as propinas e dinheiro para as campanhas eleitorais. Faz-se um projeto para uma obra. Ela deve ser adequada a certa quantia em dinheiro, o restante irá lubrificar a corrente da corrupção. No final ela é feita por menos e a qualidade vai para o chinelo. E fica por isso mesmo.
Alguém já ouviu alguma vez o DNIT do Pará  ser punido  por obras mal feitas?
Mais perguntas da rua: cadê a Procuradoria Geral da união , Tribunal de Contas ou o Ministério Público  Federal? Como é que se continua a fazer obras de qualidade inferior e fica por isso mesmo? A mídia também. Por que não se aponta o dedo, além do gestor político culpado pela obra, também para a empreiteira que a fez? Por que não se coloca em enormes placas o nome da empreiteira que ganhou e fez o serviço?
Começa a crescer um movimento de indignação. A maré um dia vai mudar. Alguma coisa tem que ser feita o Pará também   é Brasil…
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